Sinta o prazer de ser Absollut!

Uma trajetória de sucesso – Lindonice de BrittoNews

• Publicado em 14/02/2022, às 14:48


– Lindonice de Britto Foto: Edmar Taborda

“Nasci em Recife. Minha infância foi muito feliz, numa casa na praia de Boa Viagem – um sítio de muitas árvores e coqueiros. Sou a segunda de nove irmãos. Sempre fui muito extrovertida e por isso tive muitos amigos. Escolhi ser advogada inspirada por um grande amigo, também advogado, que me incentivou”.

Lindonice iniciou o Curso de Direito na Faculdade Católica de Pernambuco e concluiu na Fundação Valeparaibana de Ensino, quando casou-se com um militar paulista e veio para São José dos Campos. “Minha evolução profissional começou nessa cidade, e meu forte sotaque nordestino suscitava olhares de incompreensão. Superei a timidez e prossegui, sempre suplantando as dificuldades das muitas pedras encontradas no caminho. O tempo passou e aos poucos fui muito abraçada pela cidade de Cassiano Ricardo. Aqui tive meus quatro filhos que me deram onze netos. Nessa cidade, tive a oportunidade de ser pioneira em algumas funções até então só ocupadas pelos homens.”

Tempos difíceis levaram-na a trabalhar muito, por extrema necessidade de complementação de renda familiar. Lindonice trabalhou no CTA – Centro Técnico Aeroespacial – onde exerceu importantes cargos, de assistente jurídico de direção geral até ser a primeira mulher a chefiar o departamento pessoal.

A convite do então Deputado Federal José de Castro Coimbra assumiu a direção da Agência da Previdência Social, função que a aproximou muito da visão social voltada para a ineficiência das politicas públicas “que lamentavelmente persiste até os dias de hoje.”

Após 8 anos à frente do trabalho previdenciário foi convidada a concorrer a uma vaga de vereadora, sendo uma das mais votadas para a legislatura de 1989, que lhe deu a oportunidade de participar da Constituinte Municipal. Reeleita, presidiu a Câmara local. Foi ainda a primeira mulher a presidir um time de futebol da primeira divisão paulista, o São José Esporte Clube. “Essa experiência foi, sem dúvidas, a mais ousada da minha biografia.”

“A roda gigante de minha vida levou-me em seu balanço. Depois de 32 anos morando em São José dos Campos, após meu segundo casamento, mudei-me para a cidade do Rio de Janeiro, onde continuo no exercício da advocacia. Somado a isso, a minha admiração pela arte popular brasileira me conduziu para estudar as palhas e fibras brasileiras e, novamente, o girar da roda permitiu-me a aproximação de diversas etnias indígenas, quilombos e comunidades artesanais. A arte dessa gente me inspirou a criar a marca Pernambucana da Gema, que hoje lidera o mercado interno de bolsas e chapéus de palha de modelos exclusivos.

Participando dos mais importantes eventos de moda, Lindonice inovou resgatando o luxo da palha, unindo talentos do nordeste à ginga carioca, no Summer Fashion 2022, direto da sua cobertura em Copacabana, transformada em galeria para receber clientes e amigas formadoras de opinião e potencialmente consumidoras. Não é para se tirar o chapéu?

Mulher de múltiplos talentos, movida pela coragem, apoiada no cajado de sustentação de sua mãe Irene de Brito e de sua família, Lindonice ancorou-se na fé em Deus e na intuição para percorrer vitoriosamente os caminhos que a vida lhe apontou.

Instagram: @lindonice_de_brito
instagram: @pernambucanadagema
https://www.pernambucanadagema.com.br/



Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da Revista Absollut. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Absollut News Tendencias, novidades e lançamentos estão aqui