Parte 3 de 3
por: Hellen Cecília Elias
Depois de entendermos os fenômenos econômicos que já estão ditando as diretrizes dos novos modelos de gestão (primeiro post aqui) e de vislumbrar como isso afetará setores como o varejo, a indústria e a educação (segundo post aqui) é hora de refletirmos sobre as habilidades e posturas necessárias, por parte de gestores e colaboradores, para que estas mudanças possam ser aproveitadas da melhor forma possível.
O diferencial humano
Diante de todas estas mudanças e tecnologias o grande diferencial serão as pessoas.
Para que as empresas possam implementar suas estratégias de transformação digital será preciso um time e gestores cada vez mais engajados e atualizados com as novas tecnologias e dispostos a liderar essa mudança cultural nas empresas, com novas habilidades e resiliência para um ambiente de constante mudança.
O fit cultural e protagonismo do funcionário e da empresa serão pontos primordiais para a adaptação a esse novo conceito de mercado.
As relações de trabalho vêm se tornando mais fluídas e colaborativas, com a valorização do trabalho remoto flexível, além de perfis profissionais cada vez mais multifuncionais e adaptáveis às mudanças.
“O mercado de trabalho está mudando, hoje temos novas ferramentas e tecnologias. Nós, profissionais de RH devemos acompanhar esta evolução e liderar a mudança de cultura e adaptação das pessoas neste novo cenário. Por isso, acreditamos na transformação das pessoas e das empresas. Esse é o papel da ABRH-SP Vale do Paraíba para 2019”, afirma Carolina Mello, presidente da ABRH-SP Regional Vale do Paraíba.
A transformação digital é uma questão complexa, que exige mais do que tecnologia. É um desafio tecnológico, mas antes de tudo humano.
A falta de uma cultura interna de inovação pode ser o grande entrave para a transformação digital nas empresas e a mudança deve começar pelo mindset das pessoas e pela cultura interna da empresa.
Hellen Elias
Jornalista formada pela UFMS, especialista em Marketing, Comunicação e Employer Branding, Pós-graduada em Administração de Marketing pela FAAP, MBA Comércio Exterior – Internacionalização de Empresas pela FGV e Digital Marketing Strategy – BerckleyX University.