Na correria desenfreada do dia a dia, nada melhor para a saúde mental do que ter a chamada “válvula de escape”, um momento para descontrair, conversar, dar sorrisos espontâneos e – por que não?! – aprender uma técnica artesanal. As opções de artesanato são muitas: bordado livre, crochê, scrapbook, amigurumi… E todas são capazes de gerar peças úteis e encantadoras.
Localizado no Alto da Lapa, em São Paulo, o Bendito Ponto Ateliê, por exemplo, recebe diariamente mulheres para aprender artesanato. Em um espaço aconchegante – onde também é oferecido um café quentinho e um bolo caseiro –, é possível aprender artes manuais das mais diversas. “Existe a possibilidade de fazer aulas de manhã, à tarde e até no início da noite. Temos salas espaçosas e o material necessário para a criação das peças. Mesmo que a aluna não tenha nenhuma habilidade manual, é possível vir e aprender”, destaca Juliana Purchio, uma das professoras do Bendito Ponto Ateliê.
Os benefícios das artes manuais são tão grandes que favorecem até mesmo as crianças. Em vez das crianças ficarem presas no celular ou em joguinhos eletrônicos, a ideia é fazer também aulas de artesanato, favorecendo as habilidades manuais e até a socialização dos pequenos. “Aqui no espaço, temos a opção das Oficinas Infantis de Costura, as quais ensinam, de uma forma simples e lúdica, as crianças a costurarem!”, ressalta a professora Juliana.
Vale lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) comprova que as artes manuais fazem bem à saúde. Segundo pesquisa apresentada no segundo semestre de 2022 pela OMS, atividades artísticas, como o artesanato, são capazes de reduzir os sintomas de ansiedade, depressão e estresse, tanto para adultos como crianças.
Interessados em aulas de artesanato no Bendito Ponto Ateliê:
Tel.: (11) 3837-0875
WhatsApp: (11) 94046-4090
Instagram: @benditopontoatelie