A Prefeitura de São José dos Campos publicou edital de chamamento público de artesãos que queiram expor e comercializar seus produtos nos dois quiosques localizados na Orla do Banhado.
A permissão de uso do espaço é gratuita. Estão sendo oferecidas 17 vagas e cadastro reserva para o caso de haver desistências durante a validade do edital.
Para participar, os artesãos devem preencher algumas condições, como ser morador de São José, ter registro na Sutaco (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades) e possuir inscrição municipal como artesão autônomo, exceto se comprovar ser aposentando ou pensionista do INSS.
Não são permitidas a exposição e comercialização de produtos que não sejam artesanais. São permitidas a exposição e venda de peças feitas somente pelo artesão selecionado.
As inscrições terão início no próximo dia 31 de janeiro e se estendem até 11 de fevereiro exclusivamente pela Central 156.
O edital, sob responsabilidade da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, prevê a criação de uma comissão que vai selecionar os artesãos de acordo com critérios como a técnica artesanal empregada.
O resultado final do processo de seleção deve ser divulgado no dia 18 de março. Mais informações podem ser obtidas acessando o edital nesse link.
Os quiosques
Os quiosques Arte de São José, na Orla do Banhado, completaram um ano de funcionamento em dezembro de 2021. Atualmente, 13 artesãs trabalham no espaço.
A permissão de uso gratuito dos quiosques para a exposição dos artesãos joseenses foi a forma encontrada pela Prefeitura de São José de usar os locais para gerar renda e trabalho.
Os quiosques funcionam de quarta-feira a sábado, das 9h às 17h.
Nos quiosques é possível encontrar variados tipos de artesanato em madeira, soldagem, bordado, crochê, costura em retalhos, fuxico, patchwork, torção, macramê, entre outros. Não são admitidos produtos industrializados.