Sinta o prazer de ser Absollut!

Pré-venda: Jogo do Privilégio da PluralizaNoticias

• Publicado em 22/06/2020, às 10:50


Você está pronto para virar o jogo?

Em muitos momentos, nos sentimos impotentes com relação aos problemas da nossa sociedade! Diante do cenário da pandemia, muitas questões se intensificaram e nos mostraram o quanto precisamos nos preocupar com as mazelas sociais. Mas agora, você pode ajudar!

A Pluraliza desenvolveu o “Jogo do Privilégio”, uma forma lúdica de tratar a questão dos privilégios, trazendo uma proposta interativa e não pessoal sobre o tema.

Ao apoiar o Jogo do Privilégio, você não apenas investe em um projeto, como também apoia uma causa de muita relevância social e contribui para a sensibilização de outras pessoas sobre o tema.

Mas afinal, o que são privilégios?
Os privilégios representam características e benefícios que facilitam a caminhada de uma pessoa pela vida e que, em geral, estão fora de seu controle (uma vez que são transmitidas de forma hereditária, não sendo uma questão de mérito individual). O fato de nascer em uma família com posses, em uma região do país, ser de uma cor, gênero, etc., dá acesso a recursos que facilitam a nossa caminhada.

O sociólogo americano Michael Kimmel descreve o estado de ter privilégio como “ correr com o vento às suas costas”, sem saber do sustento invisível, apoio e propulsão.

 

O Jogo do Privilégio

Desenvolvido pela Pluraliza, a iniciativa trata a questão dos privilégios de uma forma lúdica, trazendo uma proposta interativa e não pessoalizada. O projeto começou em 2018 e, após dois anos de desenvolvimento, está pronto para ser lançado e apoiar a reflexão sobre o tema. Então:

Se você já se sentiu privilegiado em uma situação e se questionou sobre a importância do tema, este projeto é para você!

Se você já se sentiu desprivilegiado por algo que estava fora de seu controle e se sentiu impotente, este projeto é para você!

Ao apoiar o Jogo do Privilégio, você não apenas investe em um projeto, como também apoia uma causa de muita relevância social e contribui para a sensibilização de outras pessoas.  E o melhor, você ainda pode conhecer mais sobre o tema, com as nossas recompensas.

E aí? Vamos virar o jogo! Nossa sociedade precisa caminhar e trazer mais igualdade todos.

Conheça mais sobre o projeto e adquira o seu aqui!

Como o jogo surgiu surgiu?

Anna Carolina Venturini, Doutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Pesquisadora Visitante na Harvard University em 2017.

A partir da experiência da Pluraliza com a realização de sensibilizações sobre privilégios no formato de “Caminhada dos Privilégios”, foi observado que esse formato gerava certo desconforto – tanto para o privilegiado quanto para o desprivilegiado. Muitas pessoas se surpreendem não só ao perceber que já nasceram com certas características que facilitam a sua caminhada pela vida, mas também acabam se sentindo culpadas e desnorteadas para tratar do tema. “Por isso, decidimos criar um jogo de tabuleiro, no qual os participantes assumem as características de personagens e conseguem refletir sobre privilégios e desigualdades na sociedade brasileira”, explica Anna Carolina Venturini, Sócia-fundadora da Pluraliza.

Qual o objetivo do jogo?

Promover a compreensão e reconhecimento de privilégios e desigualdades sociais, regionais, étnico-raciais, de gênero, entre outras, por meio de uma experiência que gera reflexão e empatia.

Não se trata de apontar o dedo para os privilegiados e desprivilegiados. A finalidade do jogo é promover reflexão sobre os privilégios na sociedade e pensar em como podemos contribuir para a redução das desigualdades, seja na nossa vida pessoal, profissional ou como cidadãos conscientes.

Para onde vai o dinheiro arrecadado?

O valor da meta visa cobrir todas as despesas com a produção de, no mínimo, 1000 unidades do jogo, impostos, frete e recompensas. Além disso, uma parcela dos recursos obtidos com a venda dos jogos será revertida ao Instituto Pluraliza para um projeto de capacitação de estudantes de grupos vulneráveis para ingresso no mercado de trabalho.

Especificações

Número de jogadores(as): 2 a 6 pessoas.
Faixa etária: recomendável para maiores de 12 anos. Em caso de crianças, recomenda-se a participação dos responsáveis.
Apropriado para famílias, amigos, escolas e empresas.
Componentes: 1 tabuleiro, 6 peões, 24 cartas de personagens, 17 cartas nominais, 5 cartas especiais, 16 cartas surpresa e 1 folheto explicativo.
Outras informações: Não recomendável para menores de 3 anos por conter partes pequenas.

 

Sobre a Pluraliza

A Pluraliza é uma empresa social que atua há 4 anos no desenvolvimento e gestão de projetos para a inclusão e promoção da diversidade no mercado de trabalho.

A partir de diagnósticos quantitativos e qualitativos, a Pluraliza elabora projetos com recomendações de ações e políticas voltadas para solucionar questões de desigualdade racial e gênero, temáticas LGBT+,  inclusão de pessoas com deficiência, idosos e outros grupos sociais.

Complementarmente às ações de consultoria, a Pluraliza desenvolve campanhas e projetos com o objetivo fomentar o debate e produzir conhecimento nas áreas de inclusão, diversidade e ações afirmativas no ambiente corporativo e no mercado de trabalho.

Por fim, em 2019 lançamos “Pluralizando: Conectando Oportunidades e Talentos”, um serviço de curadoria que objetiva selecionar, gerir e alocar talentos diversos no mercado jurídico. Parte dos recursos do Pluralizando serão direcionados para projetos de capacitação de jovens para ingresso no mercado de trabalho.

Saiba mais sobre a Pluraliza aqui.

 

PARTICIPE!



Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da Revista Absollut. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Absollut News Tendencias, novidades e lançamentos estão aqui