Lifestyle feito à mão: Deus Ex Machina chega a São PauloNews
• Publicado em 19/10/2021, às 13:58
Lifestyle feito à mão: Deus Ex Machina chega a São Paulo
Marca australiana presente em diversos países inaugura seu primeiro ‘Templo’ no Brasil, que reúne motos customizadas, surfe, moda, gastronomia e arte, em casa com projeto de Oswaldo Bratke.
São Paulo, 2021 – Deus Ex Machina, expressão de origem grega que literalmente quer dizer “Deus surgido da máquina”, é um recurso do teatro antigo que consistia originariamente na descida em cena de um Deus cuja missão era dar uma solução arbitrária a um impasse vivido pelos personagens. Mas, em 2006, quando o australiano Dare Jennings vendeu a Mambo (expoente marca dos anos 80 e 90), e se juntou à Carby Tuckwell, um consolidado designer australiano, para fundar a marca batizada com a tal expressão, Deus Ex Machina passou a ser também um lifestyle que exalta a criatividade, a cultura e o trabalho feito à mão.
Muito além de uma marca, a Deus Ex Machina se transformou em uma espécie de filosofia, com milhares de fãs ao redor do mundo. Atualmente, os famosos ‘Templos’ – como são chamados os espaços que contemplam todos os pilares da marca – estão presentes em países como Itália, Espanha, Coreia, França, Indonésia, África do Sul, Japão, entre outros.
A partir de agosto, São Paulo também se torna o endereço do primeiro Templo da Deus Ex Machina no Brasil. The Mansion of Munificence, nome dado pelo próprio Dare, cujo significado reflete o perfil da casa onde o Templo foi instalado e a forma como os brasileiros se relacionam, é o segundo espaço da marca inaugurado no mundo em 2021. O local escolhido foi uma casa dos anos 50, construída por um dos principais nomes da arquitetura paulista, Oswaldo Bratke.
Em um único local, uma casa dos anos 50 cravada no meio de árvores tropicais no bairro de PInheiros em São Paulo, os amantes da Deus irão encontrar uma loja proprietária com camisetas, capacetes, jaquetas e acessórios da marca, junto com motos customizadas Deus, além de um espaço gastronômico com mesas espaçadas em um belo jardim, servindo todas as refeições com cardápio assinado pelo prestigiado chef Dario Costa. Com opções para brunch, almoço, jantar e refeições rápidas, o chef imprimiu nas receitas sua identidade, costumes brasileiros e, principalmente, o conceito da Deus Ex Machina.
O espaço também possui um cardápio de bebidas variadas com chás, cervejas e, para quem gosta de drinks, a carta assinada pelo renomado Laércio Zulu traz opções clássicas e drinks autorais.
Vale mencionar também um espaço dedicado à exposições artísticas, a Galeria Deus, que inaugura com a moto original Triumph usada pelo ex-atleta David Beckham durante a expedição que fez pela Amazônia ao se despedir do futebol.
Os sócios Cris Almeida, Gustavo Belloc e Rodrigo Borges, também apaixonados pelo universo do motociclismo, surf, arte e boa comida, são os nomes responsáveis por trazer o espírito da Deus para o Brasil.
“A Deus Ex Machina é muito mais do que uma marca. É um estilo de vida, de fato. Uma celebração à cultura, ao entusiasmo de estar junto, à liberdade artística. Nós já éramos muito fãs da marca, e quando nos juntamos pela possibilidade de trazê-la para o Brasil, foi algo muito especial. Esse é um sonho que se tornou realidade e queremos que esse espaço também transmita toda a filosofia da marca, de valorizar o trabalho artesanal, exclusivo e único para aqueles que vão conhecer a Deus através da gente.” – comentam Cris, Rodrigo e Gustavo.
Os sócios
Formado em Design, Cris Almeida (43) trabalhou por mais de 20 anos na indústria da publicidade, com passagens por algumas das maiores agências de publicidade do Brasil como diretor de criação. Em 2019 ingressou no grupo Luxottica, liderando a criação e conteúdo para marcas como Sunglass Hut, Ray-Ban, Óticas Carol e Oakley. Cris também foi sócio de bares, restaurantes e clubs em São Paulo e Maresias (All Kone, Morocco, Emiglia, Santa Mônica, etc). O paulista também é apaixonado por arte, motos, surf, skate, snowboard e gastronomia.
Mesmo formado em engenharia, Gustavo Belloc (44) trabalhou por mais de 25 anos com gestão de marcas e empresas, em posições de liderança nas áreas de vendas, marketing e produto. Durante os anos no mundo corporativo, passou por marcas como Volcom, Nike, Billabong e Quilksilver, onde atuou por uma década como diretor geral da multinacional no Brasil. Nas horas vagas, se dedica aos esportes e ao consumo de diferentes expressões culturais.
Rodrigo Borges (47 anos) formado em publicidade, abriu sua primeira empresa de comunicação visual aos 19 anos. Em 2008, iniciou sua jornada no ramo de bares e restaurantes inaugurando o Sr Pitanga Bar. Na sequência abriu o Blá Bar e o Anexo. Nos últimos anos, tornou-se multi-franqueado de marcas como o L’Entrecôte de Paris e Temakeria e Cia, unindo trabalho com sua paixão pela gastronomia. Rodrigo também é apaixonado por esportes de prancha, motos e vinhos.