Sinta o prazer de ser Absollut!

Governo estadual renova parceria com Parque Tecnológico São José dos CamposNews

• Publicado em 18/06/2020, às 11:49


Reconhecimento permite participação em oportunidades de fortalecimento da cadeia

O Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, divulgou o resultado do Processo de Reconhecimento e Recadastramento de Arranjos Produtivos Locais, aprovando novamente o APL TIC Vale e o Cluster Aeroespacial Brasileiro, ambos geridos pela Associação Parque Tecnológico São José dos Campos.

Esta iniciativa visa promover a efetividade e transparência do Programa de Fomento aos Arranjos Produtivos Locais no Estado de São Paulo e foi conduzida pela equipe técnica da Coordenadoria de Produtividade e Desenvolvimento Sustentável, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

“Os arranjos produtivos locais são uma das melhores ferramentas para o desenvolvimento mercadológico dentro de uma determinada região. Para nós, que gerimos dois APLs, é importante receber este Reconhecimento do Governo do Estado de São Paulo”, afirma Marcelo Nunes, coordenador do APL TIC Vale e do Cluster Aeroespacial Brasileiro.

Com a renovação do Reconhecimento, o APL TIC Vale e o Cluster Aeroespacial Brasileiro continuam qualificados a obter políticas de fortalecimento, participar de Editais de fomento promovidos pela SDE-SP, acessar linhas de crédito específicas para as empresas associadas, além de participar de editais e demais projetos promovidos por entidades parceiras, integrantes ou não da Rede Paulista de APLs.

“O setor aeroespacial brasileiro conta com a maior parte de suas empresas – cerca de 60%, localizadas na região de São José dos Campos. O APL TIC teve sua organização mais recente, mas ambos são atividades com alta intensidade tecnológica e capacidade inovativa, integração entre empresas, envolvimento de instituições de ensino e pesquisa, além de políticas governamentais favoráveis, que conferem um caráter estratégico e competitivo, de grande importância para o Estado de São Paulo”, declara Karina Sayuri Sataka Bugarin, subsecretária de Produtividade e Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

Sobre Arranjos Produtivos Locais

Os APLs são grupos de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa. Atualmente a Associação Parque Tecnológico São José dos Campos coordena dois APLs, ambos criados pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos: o Cluster Aeroespacial Brasileiro, voltado à cadeia aeronáutica brasileira que conta com 103 empresas associadas e o TIC Vale, que reúne 79 empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação de todo o Vale do Paraíba. Entre as iniciativas destes arranjos está a realização de ações para fortalecer o setor, troca de experiências e abertura de novos mercados, inclusive no exterior.



Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da Revista Absollut. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Absollut News Tendencias, novidades e lançamentos estão aqui