Sinta o prazer de ser Absollut!

Fernanda Lomba integra júri do Festival de Cinema Cannes DocNews

• Publicado em 8/05/2023, às 20:46


Fundadora e diretora executiva do NICHO 54, a produtora tem trabalho voltado na promoção da carreira de lideranças negras na indústria audiovisual

A produtora Fernanda Lomba representará o Brasil na 76º edição do Festival de Cinema de Cannes, um dos mais relevantes eventos do cinema mundial, que acontece entre 16 e 27 de maio no sul da França. A fundadora e diretora executiva do NICHO 54, instituto que apoia a carreira de pessoas negras em posições de liderança criativa, intelectual e econômica na indústria audiovisual, integrará em 2023 o júri do Cannes Doc.

Fernanda participará de oito showcases que apresentam ao todo 32 Docs-In-Process em desenvolvimento e que concorrem a diversos prêmios. Ela estará no evento de 19 a 22 de maio para acompanhar as exibições e, ainda, no dia 23, para a entrega dos prêmios. O Cannes Doc acontece durante todo o Marché du Film e é uma plataforma de networking exclusiva, que reúne cineastas de documentários e demais profissionais que trabalham na indústria para uma série de eventos, mostras, painéis, palestras, exibições especiais, workshops e happy hours.

“É importante ressaltar que tradicionalmente esses espaços de destaque são ocupados por profissionais que atuam no norte do globo. Esse convite reforça o trabalho que temos feito com NICHO 54 de internacionalização do audiovisual negro brasileiro”, celebra Fernanda“Para além da representatividade de ser uma mulher negra brasileira ocupando esse espaço de visibilidade e de referência mundial, ser convidada para integrar o júri do Cannes Doc também é uma oportunidade de construção de narrativas do mundo que queremos.

 

Sobre Fernanda Lomba
Fernanda Lomba é fundadora e diretora executiva no NICHO 54 e sócia e produtora na Mundi Filmes. Nascida e baseada em São Paulo, estudou Letras e Linguística com habilitação em língua alemã na USP e iniciou sua carreira no mercado editorial. Em 2014 mudou-se para o cinema, atuando como produtora para projetos e filmes documentais de diversas empresas. Desde 2019 tem fortalecido sua atuação internacional com a participação em mercados reconhecidos; e em 2023 integra o júri do Cannes Doc a convite da organização.

Sobre o NICHO 54
NICHO 54 é um instituto que promove equidade racial apoiando a carreira de pessoas negras em posições de liderança criativa, intelectual e econômica na indústria audiovisual.

Fundado em São Paulo e liderado por profissionais negros, desde 2019 o NICHO 54 trabalha, dentro e fora do Brasil, pela promoção e valorização dos negros brasileiros no audiovisual por meio de iniciativas de formação, treinamento e partilha de conhecimento; curadoria e (re)construção de imaginários; e de interface com o mercado e os agentes da indústria.

 

Sua atuação conta com a realização de mostras e festivais de cinema, como o Festival NICHO Novembro, concepção de cursos livres de curta duração e programas de mentoria de longa duração, como o NICHO Executiva, além de pesquisa, promoção de desapagamento do trabalho e preservação do patrimônio material e imaterial de pessoas negras, por meio dos programas Cinemateca Negra e do Memória NICHO.



Deixe seu comentário:
Os comentários não representam a opinião da Revista Absollut. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Absollut News Tendencias, novidades e lançamentos estão aqui