Levantamento feito pela startup GetNinjas revela que demanda por cabeleireiros aumentou mais de 100% em abril
O período de quarentena mudou a rotina de muitos brasileiros; ao trabalhar em casa e apenas sair para compras essenciais, as pessoas cancelaram idas aos salões e barbearias, por exemplo. Porém, tais rituais de beleza são pequenas ações de autocuidado que fazem com que o confinamento seja menos estressante. Sendo assim, como as pessoas não podem ir ao cabeleireiro, o profissional vai até elas. Tal tendência do atendimento à domicílio é apontado em uma pesquisa feita GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina. O levantamento mostra que a demanda por cabeleireiros aumentou 160% na última semana (05/04 a 11/04). No mesmo período, a busca por manicures teve mais 30% de acréscimo, enquanto a solicitação por depilações cresceu 59%.
Além de revelar a adaptação da prestação do serviço e também uma mudança de comportamento, a modalidade de trabalho à domicílio revela a força do setor de beleza no Brasil. O país é o terceiro maior mercado consumidor de produtos no mundo, e o segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o segmento de estética cresceu mais de 500% em cinco anos. “O que vemos é o surgimento de novos hábitos dos consumidores na contratação para esses tipos de serviços. Esse novo fluxo de trabalho funciona na contramão da atual crise gerada em muitos outros setores e tem o potencial de impactar positivamente na renda desses profissionais”, comenta Eduardo L’Hotellier, fundador e CEO do GetNinjas.
Por fim, com o objetivo de evitar que os profissionais e os consumidores corram riscos de contraírem ou transmitirem o novo coronavírus (Covid-19), o GetNinjas auxilia e orienta os prestadores de serviço cadastrados no aplicativo à tomarem as devidas medidas de segurança para distanciamento social – seguindo as recomendações do Ministério da Saúde – nos serviços que precisam ser feitos presencialmente.
Foto de Free Creative Stuff no Pexels