Ter uma família e um trabalho não é tarefa fácil, conciliar esses dois requer muita dedicação, foco, carinho, amor pelo que se faz e pelas pessoas que são importantes. A tensão e o stress da rotina veem trazendo muitos problemas para as famílias. O pai que só chega em casa à noite, a mãe que vende as férias para pagar contas extras. Falar sobre isso atualmente é considerado “normal”, e o que não deveria ser, afinal, são dois lados importantes na vida das pessoas. Aqui vamos mostrar como é possível conciliar os dois lados de um jeito saudável.
Produtividade no trabalho: Um dos grandes problemas de pessoas que não conseguem conciliar família e trabalho é: horas extras no serviço. A falta de planejamento e concentração durante as tarefas profissionais acaba causando um tempo a mais gasto na empresa. O que significa mais cansaço e menos tempo em casa. Por isso, a produtividade é de extrema importância para seu serviço. Aproveitar todo tempo disponível no seu trabalho e manter a concentração. Tudo isso pode ser feito sendo mais produtivo no dia a dia, fazendo listas de afazeres evitando os “ladrões de tempo” como, celular, computador, reuniões mal preparadas e conversas improdutivas. E priorizar as tarefas mais importantes para diminuir as questões urgentes.
Evite trabalhar em casa: Outra grande dificuldade sobre o trabalho é levar trabalho para fazer em casa. Não que seja proibido, mas a partir do momento que se torna um hábito, vira uma confusão para sua família. A atenção que deveria estar dando se torna mínima e você se desconecta deles.O certo é levar apenas em casos de extrema urgência, e não se tornar sua rotina diária. Evite também ficar checando e-mails ou aquele grupo no seu celular da empresa. Esteja por completo, presente de corpo e alma com sua família.
Estabeleça suas prioridades: Primeiramente defina qual é a sua prioridade no momento: sua família ou seu trabalho. Você sente que precisa dedicar mais tempo ao trabalho ou sua família está passando por algo que precisa de você? Está em um momento importante do serviço ou se sente distante daqueles que ama? A prioridade deve ser definida para que não tenha “conflito” entre os dois ou gere sentimento de culpa. Ou seja, se a sua prioridade no momento é a família, evite aqueles eventos que não irão te acrescentar em nada ou horas extras desnecessárias. E se precisa se dedicar mais ao trabalho, converse com sua família e conte sobre sua decisão. Quando filtramos o que prioridade, fazemos escolhas mais inteligentes.
Dedique um bom tempo a sua família: Embora sua prioridade possa ser o trabalho, a família é o que lhe mantém em pé, certo? Então dedicar um tempo bom e de qualidade com as pessoas que você ama é mais que fundamental.
Pelo menos uma vez na semana faça um passeio, visite um parente, ajude, participe, pratique atividades físicas em conjunto. Tenha um verdadeiro momento em família. Não chegue em casa e fique mergulhado na TV ou internet, dedique-se de coração a todos.
Converse: Um dos pontos mais importantes para lidar com tudo é conversar. Lidar com os problemas sozinho é um grande desafio e pode se tornar um grave problema. Por isso, a ajuda do seu cônjuge ou parentes é essencial. Levar trabalho para casa é diferente de conversar sobre o trabalho. Conversar significa contar o que está acontecendo, dificuldades que tem no caminho e pedir ajuda também se necessário. Dessa forma a pessoa entenderá melhor pelo o que está passando e será um desabafo para você. Compartilhe seus momentos, ouça também as experiências deles. Elogie, agradeça, peça, dê sua opinião, busque corresponder no diálogo.
Família e trabalho são dois pontos importantíssimos na vida de qualquer pessoa. Os dois fazem parte do que somos e precisam de nós tanto quanto precisamos deles. Por essa razão, é fundamental encontrar o equilíbrio entre os dois. Ser produtivo no trabalho, mas também saber quando diminuir a carga de trabalho e dar atenção de qualidade a família. Lembre-se que: não existe trabalho OU família, você não tem que escolher apenas um, você pode ter os dois!