As cervejarias artesanais vem apostando, ao longo dos anos, em trazer nas suas receitas ingredientes cada vez mais ousados. São amplas opções de ingredientes que estão surpreendendo e trazendo aos paladares as mais diversas sensações, desde as mais frutadas e cítricas até aquelas com leve dulçor.
A Cerveja Campos do Jordão, localizada entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, traz em suas receitas ingredientes que trazem a essência da região. A marca tem uma carta de sete rótulos de estilos tradicionais de cervejas que trazem em suas receitas diferentes ingredientes, como é o caso da cerveja de pinhão, fruto símbolo da cidade, a cerveja de avelã, a Dunkel e a Dark ótimas para baixas temperaturas. Confira algumas delas:
A Pinhão é uma cerveja com aromas e sabores frutados, maltados e bem condimentados. A semente da araucária, grande protagonista da receita, confere ainda mais açúcares para essa Belgian Dubbel que tem coloração marrom acastanhada e traz notas de frutas secas, como uvas-passas, ameixas e banana seca, além de toques caramelizados e tostados dos maltes com suave aroma de noz-moscada. O corpo elevado, o dulçor e o aquecimento alcoólico elevado trazem uma sensação de final licoroso para a bebida.
É uma cerveja com coloração acobreada e brilhante e que traz a avelã como grande protagonista da receita, tanto no sabor quanto no aroma. Tem leve dulçor, um corpo médio e é muito equilibrada.
Escura e com um aroma frutado complexo, a Campos do Jordão Dark Strong Ale é saborosa, intensa e ideal para enfrentar o inverno da cidade. Notas de frutas escuras, como ameixas frescas, se misturam com frutas secas, como uvas-passas e tâmaras. Toques de caramelo e chocolate aparecem com suave aroma condimentado de noz-moscada. O corpo alto e a sensação licorosa contribuem para uma sensação aconchegante do aftertaste.
De cor marrom com reflexos rubi, a Campos do Jordão Dunkel representa muito bem as tradicionais Munich Dunkels alemãs. Com aromas e sabores tostados, como biscoito e cascas de pão, traz um toque suave de malte torrado que lembra chocolate, corpo médio-baixo e final seco como pede a tradição.
Além dessas, a cervejaria ainda tem em seu portfólio uma leve e refrescante Lager, que tem notas de cascas de pão, grãos, cereais e um leve toque floral e a American IPA, que tem aromas e sabores cítricos, por conter lúpulos norte-americanos na receita.
A Cerveja Campos do Jordão nasceu em 2012 trazendo no rótulo o nome da cidade onde nasceu. Ela está localizada no Parque da Cerveja, uma área de 240m², rodeada por grandes araucárias e as mais belas montanhas da Serra da Mantiqueira, onde está localizada a fábrica da cervejaria, que hoje possui uma capacidade de produção de 45 mil litros.
Durante a pandemia, os rótulos estão disponíveis em algumas lojas virtuais. Para saber mais sobre onde encontrar, acesse: http://cervejacamposdojordao.com.br/onde-encontrar/ ou o Instagram @cervejacamposdojordao e veja os links na bio.