Entre os dias 13 e 18 de fevereiro, o Centro Ambiental e Artístico Cultural Edoardo Bonetti (Caeb) celebrará os 100 anos da Semana de Arte Moderna, com a realização do Festival Mouseia: Centenário da Semana de 22, que reunirá, em ambiente virtual, renomados profissionais do piano e do canto.
O festival, que tem curadoria da Diretora Cultural do Caeb, Raquel Aranha, contará com Concertos, Palestra, Masterclass de Canto e Lives, que serão transmitidas pelas redes sociais do Caeb (Facebook e YouTube), de acordo com cada atividade.
Entre os artistas convidados estão as pianistas Nancy Bueno e Rosana Civile, a mezzo-soprano Carol Jadach, as sopranos Marília Vargas e Vânia Nascimento, os tenores David Medrado, Sergio Wernec e Lenine Santos, e o barítono Eduardo Fujita.
Para participar do Festival Mouseia: Centenário da Semana de 22, acesse as redes sociais do Centro Ambiental e Artístico Cultural Edoardo Bonetti (Caeb) – @caebsjc – e verifique as orientações sobre cada atração.
Programação:
O Festival Mouseia: Centenário da Semana de 22 é uma realização do Centro Ambiental e Artístico Cultural Edoardo Bonetti (Caeb), com financiamento do Fundo Municipal de Cultura (FMC), da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), por meio do Edital Nº 001/P/2001 – Festivais e Mostras.
Sobre a Semana de 22
Considerada um marco na história de São Paulo e um divisor de águas na cultura brasileira, a Semana de Arte Moderna de 1922 foi um evento organizado por um grupo de intelectuais e artistas, em ocasião do Centenário da Independência do Brasil, em 1922. Palco da Semana de 22, o tradicional Theatro Municipal de São Paulo recebeu sessões noturnas de apresentações de literatura e música, além de exposição com cerca de 100 obras. Influenciados pelas vanguardas europeias, os organizadores propunham o rompimento com a arte acadêmica e o compromisso com a independência cultural. Também lutavam pela valorização de uma arte “mais brasileira”.
Sobre o Centro Ambiental e Artístico Cultural Edoardo Bonetti
Localizado em São José dos Campos e cercado por uma rica flora e fauna, o Centro Ambiental e Artístico Cultural Edoardo Bonetti (Caeb) foi inaugurado em março de 2017 com o objetivo de se tornar um núcleo de atividades socioambiental e artístico-cultural. Idealizado pelo casal Edoardo Bonetti e Ema Ely Salomão Bonetti, cujo sonho era transformar um antigo centro de treinamento de executivos num espaço para a pesquisa e difusão de conhecimentos nas diversas áreas culturais, em pouco tempo o Caeb se tornou referência no Vale de Paraíba na promoção de vários encontros com pesquisadores, na realização de concertos com artistas renomados e na mobilização da comunidade em torno da arte, da cultura, da saúde e de novas práticas socioambientais. Recentemente, o complexo socioambiental e artístico-cultural foi reconhecido como Ponto de Cultura através da plataforma da Rede Cultura Viva, nos termos da Lei n. 13.018, de 22 de julho de 2014 (Política Nacional de Cultura Viva), e da Instrução Normativa MinC n. 08, de 11 de maio de 2016 que a regulamenta.
Serviço:
Festival Mouseia: Centenário da Semana de 22
Período: de 13 a 18 de fevereiro de 2022
Transmissão: redes sociais do Centro Ambiental e Artístico Cultural Edoardo Bonetti (Caeb)
Instagram: https://www.instagram.com/caebsjc/
Facebook: https://www.facebook.com/caebsjc
YouTube: https://www.youtube.com/c/CAEBSJC
Informações para a imprensa
Alameda Comunicação
Laís Reis | lais@alamedacom.com.br