Encerrando sua trilogia de shows ‘Italia’, o diretor criativo Matthieu Blazy continua a celebrar e combinar o passado, presente e futuro do país com artesanato em movimento. Neste desfile, técnicas, motivos, personagens e criaturas do passado viajam no espaço e no tempo para falar ao presente e ao futuro. Uma cacofonia de influências, tanto animadas quanto inanimadas, torna-se uma polifonia. Cada um tem seu lugar e faz parte do processo: dos antigos corredores de bronze romanos (1 aC); ao Futurista ‘Unique Forms of Continuity in Space’ ou ‘Formas Únicas de Continuidade no Espaço’ (1913) de Boccioni; até para a coleção atual Winter 2023, que às vezes se baseia em ambas as mitologias da antiguidade e futurismo do que há por vir – literalmente no corte das silhuetas de ‘Boccioni’, presentes na coleção de fundação de Blazy e expandidas aqui.
A odisseia do elenco continua, mas agora eles são arquétipos de personagens em transformação, mutáveis e em movimento, viajando do ordinário ao extraordinário. Há um questionamento sobre o que é ser chique e quando isso começa. Desde o ritual matinal da mulher sensual (bombshell) em sua chemise branca transparente e meias de cama (esse vestido esconde sua complexidade material, enquanto essas meias são sapatos de couro tricotado) até o industrial obcecado por indumentária em sua camisa de dormir listrada ou pijamas de “flanela cinza’ (todos totalmente realizados em couro de Nappa). Há uma exploração da ideia de “transformar-se” de seu significado cotidiano nas primeiras silhuetas para suas promessas mais fantásticas mais tarde, onde uma nova mitologia toma forma. O desfile é um lugar de padres e playboys, sonâmbulos e prostitutas com sirenes da tela e dos mares antigos. Acima de tudo, é um lugar onde existe o prazer alegre, emocional e pessoal de se vestir, de ganhar a confiança de ser quem quer que seja através da roupa. Aqui, o artesanato é reconfigurado como inovação, com silhuetas históricas revividas e reinventadas, escavadas, desossadas, cortadas e suspensas. Chloris e Flora de Botticelli de ‘Primavera’ (c1482) são reconfigurados para hoje. Os intrincados bordados de seda feitos à mão foram recriados e reorganizados, uma nova reviravolta em sua metamorfose.
A coleção e o desfile são tratados como um jogo de Exquisite Corpse, onde há um desdobramento de possibilidades. Criaturas quiméricas surgem, transformadas através do corte e do artesanato, uma junção de códigos de volume e técnica, jacquards e os Intreccio assumem a forma de um novo tipo de pele, tornando-se escamas e penas em cascata, encontrando novas configurações em roupas e artigo de couro. O vidro de Murano ganha maior maleabilidade como meio, agarrado por essas novas criaturas quando aplicado como as alças translúcidas nas bolsas Sardine. Aponta para o fim de uma parte da história da Bottega Veneta e o início de outra, de uma nova mitologia.
“Adorei a ideia do desfile na Itália; uma procissão, um carnaval estranho, uma multidão de pessoas de qualquer lugar e de todos os lugares e, no entanto, de alguma forma, todos se encaixam e vão na mesma direção. Eu queria ver o que faz as pessoas se reunirem em um lugar sem hierarquia, onde todos são convidados.” Matthieu Blazy
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