Os restaurantes do Programa Bom Prato, do governo do estado de São Paulo, que atendem as populações de baixa renda, devem oferecer a partir da quarta-feira (1º) três refeições por dia. O governador João Doria afirmou nesta segunda-feira (30) que será oferecido café da manhã, a R$ 0,50, e almoço e jantar por R$ 1. Segundo o governo, a medida equivale a 1,2 milhão de refeições a mais por mês para atender pessoas em situação de rua durante o período de quarentena para conter o coronavírus no estado.
Na sexta-feira (3/4), a Promotoria de Justiça de Direitos Humanos de São Paulo do Ministério Público recomendou que o governo aumentasse o número de refeições servidas nos estabelecimentos. O órgão pediu ainda que fossem adotadas medidas administrativas para pronta substituição de trabalhadores que apresentassem sintomas respiratórios assim como a preservação da saúde dos demais.
O governo afirmou ainda que serão utilizadas embalagens descartáveis para realizar a entrega das marmitas durante o período. A medida ocorrerá entre os dias 1º de abril e 30 de maio.