Com o crescimento das redes sociais, nunca se falou tanto sobre a importância dos cuidados com a autoimagem, muitas vezes vinculada a um negócio ou a uma marca. Em vista disso, o visagismo, conceito criado na França, em 1930, pelo maquiador e cabeleireiro Fernand Aubry, continua ganhando destaque no segmento de cosmética e beleza, além de também se mostrar importante aliado no setor óptico, garantindo conforto e bem-estar ao usuário.
Já é muito comum a associação da palavra visagismo a cortes de cabelo, com aplicação do conceito nos casos em que se pretende harmonizar o penteado ao formato do rosto. O que poucas pessoas sabem é que a técnica já está presente em outras áreas, como é o caso do segmento óptico, na escolha dos óculos, corretivos ou de sol. O conceito definido pela utilização de técnicas de harmonização e embelezamento, é aplicado de acordo com as características individuais das pessoas, ressaltando as belezas diversas e próprias, baseadas também na personalidade, na escolha de óculos, no corte de cabelo e outras frentes.
Sabemos que questões de beleza vão além de estética e uma boa imagem, mas envolvem autoestima, saúde e conforto. Pensando nisso, novas iniciativas são constantemente criadas para acompanhar o mundo digitalizado, e agora híbrido, com grande parte das atividades realizadas no mundo virtual. Entre as diversas ferramentas disponibilizadas no mercado para suporte na escolha de acessórios, maquiagens, colorações e cortes de cabelo, entre outros itens, de forma online, já existe tecnologia que mede o formato do rosto e auxilia o consumidor a escolher seu par de óculos mais adequados, respeitando a anatomia e os traços particulares – o que além de mais bonito, torna o uso mais confortável e de fácil aderência.
Pensando na harmonização dos modelos de acordo com cada formato de rosto, sabemos por exemplo que:
Uma das ferramentas que utiliza tecnologia para auxiliar na escolha da melhor opção de acordo com os traços pessoais é a Formato do Rosto, lançada no ano passado pela Lenscope, uma healthtech especialista na jornada 100% digital do cliente e dedicada à venda de lentes e armações para óculos, de forma ágil e mais acessível. “Assim como existem opções de armações para óculos de todos as formas, tamanhos e cores, existem formatos de rostos diferentes entre si. E foi pensando nisso que decidimos, por meio da tecnologia, disponibilizar uma ferramenta que auxiliasse o consumidor na escolha do produto mais adequado, tanto no que diz respeito à harmonia do item com os traços do rosto, como também em relação à busca por maior conforto e bem-estar, explica Makoto Ikegame, CEO da Lenscope. De acordo com ele, a ferramenta lança mão da Inteligência Artificial e Machine Learning a fim de obter melhor precisão nos resultados que serão apresentados ao consumidor.
Sobre a Lenscope
A healthtech Lenscope criou uma jornada 100% digital na aquisição de lentes para óculos por preços abaixo da média e qualidade superior. A companhia também vem revolucionando o mercado óptico brasileiro ao oferecer com exclusividade as lentes oftálmicas de resina mais finas do mundo. A tecnologia de lentes de resina com índice de refração de 1.76 permite que esse produto seja pelo menos 30% mais fino que as lentes para alto grau mais comuns no mercado nacional. Além disso, a empresa utiliza técnicas de Inteligência Artificial no desenvolvimento de soluções que atendam as necessidades do público, como a plataforma Óculos Online, o maior portal dedicado à venda de armações do mundo, que permite a escolha e a compra de armações de forma extremamente simples, ao oferecer uma variedade praticamente infindável de modelos à disposição do consumidor. Em 2022, a healthtech foi a vencedora da categoria Inovação do Prêmio Empreendedor da Unicamp.