Ineditismo, tecnologia, inovação e criatividade são as palavras-chave do Projeto FOL.I.A, aposta do Boticário e Quem Disse, Berenice? para liderar as tendências de maquiagem do carnaval 2023. A ação, que tem como DNA a essência inquieta das marcas do maior ecossistema de beleza do Brasil, usa a Inteligência Artificial (IA) como recurso para propor um banco de imagens inspiradoras para que os foliões de todo o Brasil possam acessar e recriar sua versão inédita no carnaval da retomada.
O projeto materializa mais uma das iniciativas pensadas para surpreender e ampliar a jornada do consumidor, fortalecendo uma conexão profunda e o protagonismo que eles têm em cada estratégia. O Consumer Centric é um pilar comum às duas unidades de negócio do Grupo Boticário, que aposta na data de forma integrada, incentivando sua essência: livre expressão, criatividade e ousadia. A relevância do formato está na sinergia entre tecnologia e consumidor, em uma coexistência complementar. As marcas propõem o uso da tecnologia como recurso para celebrar a individualidade das pessoas em makes criativas e inspiradoras.
O ponto de partida para a criação do FOL.I.A foi mapear as expectativas do público dentro e fora das redes sociais de ambas as marcas, a fim de identificar o que as comunidades buscam como referência para se expressarem por meio de makes. Em seguida, a ferramenta Midjourney gerou as imagens em IA que visam inspirar os consumidores a recriarem com ineditismo e interpretação única. O projeto faz parte da jornada do Boticário no universo da tecnologia e dá continuidade às inovações da marca no carnaval, após terem criado uma folia imersiva no Avakin Life em 2021 e 2022. Também traduz a natureza de Quem Disse, Berenice?, que é referência em make, tendências e proximidade com a GenZ.
As imagens em IA são hiper-realistas e inspiradas no portfólio de maquiagem das duas marcas, que apresentam itens para pele, olhos e lábios com diferentes texturas, cores e acabamentos.