Cultive Bons Relacionamentos e tenha aliados para si mesmo

Saiba que ninguém nunca irá dormir os seus sonhos, mas você precisa de guardiões para poder sonhá-los. O ser humano é naturalmente um ser sociável, um indivíduo, independente de idade, estudo, classe social, precisa de pessoas ao seu redor. Porém essa necessidade é apenas aplicada a aliados.

Na vida – e principalmente no meio de trabalho – temos dois tipos de relação: os aliados, que são aqueles que vão nos apoiar, ajudar e participar ativamente de ideias, negócios, sonhos etc. E, os oponentes, que também podem ser chamados de concorrência. Os quais vão querer estar acima de nós e caso nosso fracasso ocorra, será um deleite para eles.

Apesar de ser um pensamento um pouco “selvagem” – pode-se dizer assim – isso é muito natural. O importante é você saber identificar em suas convivências quem é favorável a você, possui sintonia com seus pensamentos.

Um dos maiores problemas em selecionar as pessoas é a grande dificuldade enfrentada por enorme parte da humanidade, de perceber que não se deve – e nem é possível – agradar a todos. A preocupação com a opinião alheia acaba deixando sua visão de mundo distorcida, observando as situações através do olhar de seus oponentes.

E como construir bons relacionamentos? Para se relacionar bem com seus aliados é preciso ter também algumas características principais para tal. Um relacionamento é algo que demanda tempo e paciência ainda mais quando se fala em compartilhar sonhos.

É preciso:
Cultivo do Vínculo: Um relacionamento é como uma planta, deve ser cultivado, com muita atenção e carinho.
Respeito pela Diversidade: Apesar de, às vezes, compartilharmos ideias iguais e até mesmo sonhos parecidos nenhum ser é igual ao outro. Por isso precisamos respeitar as diferenças de cada um.
Diálogo Transparente: Tudo pode ser resolvido no diálogo, é a ferramenta mais poderosa da humanidade. Por isso sempre tenha diálogos sinceros.
Constância: Em tudo nas nossas vidas precisamos ter constância.
Confiança Mútua: A confiança é a base que sustenta um bom relacionamento, e para funcionar ela precisa vir dos dois lados.
Empatia e Simpatia: Em um mundo com uma empatia tão baixa e uma simpatia menor ainda, em uma relação isso precisa ser diário e constante.
Compreensão: É preciso compreender e entender os erros do seus aliados, afinal como todo ser humano ele também irá cometer falhas.
Escuta Ativa: Você precisa escutar ativamente o que todos têm a dizer, toda ideia é válida. Apesar de virem como uma pedra às vezes “torta” podem ser lapidadas e se tornarem lindos diamantes.
Relacionamentos são processos vitais em nossas vidas, são eles que mantém o curso dos nossos objetivos.
Para que possamos nos conhecer, precisamos que as pessoas existam em nossas vidas. Por isso, cultive relacionamentos bons, pessoas aliadas aos seus sonhos. Exercite o hábito de compartilhar com eles seus sonhos, planos e peça a eles que monitorem você periodicamente, esta é uma das estratégias que sustentam um sucesso.

Cerque-se de aliados!

Vivian Salas

Vivian Salas

Empresária, fundadora da VS Performance & Comportamento – empresa de palestras e processos variados de coaching e mentoring.
Atua como Palestrante, Coach e Consultora de planejamento. Desenvolve o emocional, o psicológico, as habilidades comportamentais e a performance de pessoas e profissionais para alcance de metas e melhores resultados.
Formada em Psicologia e Teologia. É Analista Comportamental. Especialista em RH Profiler, Psicoterapia Sistêmica e Hipnoterapia Ericksoniana. Possui 5 formações em Coaching com selos nacionais e internacionais. Pós graduada em Gestão de Pessoas com Coaching e Liderança.
Escritora, autora do livro “Uma mente persistente”.