PROJETO ADOLE…SENDO – Apresentação

Mobilizada por tantos casos que chegam ao meu consultório de adolescentes que vivem situações de risco cotidianamente, sem ter consciência do quanto são responsáveis por suas vidas, gerei com um misto de amor e aflição o PROJETO ADOLE… SENDO, pois através de um grupo piloto, confirmei que em grupo eles se enxergam no outro e se permitem mais do que na terapia individual.

A adolescência, dos 12 aos 18 anos, por si só é considerada arriscada: basta olharmos para os 3 mil adolescentes que morrem por dia no mundo e considerarmos que a principal causa desses óbitos são a violência interpessoal, que engloba desde briga de gangues, bullying, abuso sexual e moral, aborto clandestino…

Minha sensação durante esses 18 anos de atendimento clínico é que as gerações estão “enrijecendo” vivendo o SELF, o olhar do outro e pouco o que são de verdade…

O objetivo do projeto é, em encontros semanais com duração de 2 horas, interagirmos em grupos de 5 a 8 adolescentes através de bate papo, jogos e troca de experiências, buscando vivências mais conscientes, discernimento que do cada jovem quer de verdade da sua existência.

Alguns temas que trabalharemos juntos: conflito com os pais, drogas, sexualidade, conscientização corporal, sociabilização, verdade x mentira, empatia, eu e o outro, regras, consentimento, amizade, família, profissão, futuro e presente, o tédio da adolescência, vida virtual, superexposição, autoestima, responsabilidade.

Nosso encontro será no consultório entre futons e balanço , livros, pipoca e aconchego. Interagindo e buscando uma vida mais consciente, responsável e saudável.

Encontros semanais com duração de 2 horas com bom papo, jogos e troca de experiências objetivando somarmos e sermos mais conscientes do que queremos de verdade. Alguns temas que trabalharemos juntos: conflito com os pais, drogas, sexualidade, verdade x mentira, empatia, eu e o outro, regras, consentimento, amizade, família, profissão, futuro e presente.

Turmas de 5 a 8 adoleSENDOS: 11 a 13 anos , 13 a 15, 15 a 17!

Cris Borges
Psicóloga Clínica PUC SP
Especialista em Medicina Sexual HCFMUSP 

Informações: (12) 9 9791-5960

Cris Borges

Cris Borges

Psiccóloga e Terapeuta sexual especializada em Sexualidade Humana, excreve sobre o tema em jornais e revistas e participa ativamente de eventos, palestras e workshops