Fotografia Newborn: um encanto que só cresce!

Quem resiste ao encanto das fotografias de recém-nascidos ?

Ninguém!


Foto: Fernanda Giarato

 

A delicadeza das imagens derrete até o coração mais “durão”, o que tem permitido à modalidade crescer continuamente.

A Fotografia Newborn (recém-nascido, em inglês) chegou ao Brasil há mais ou menos oito anos, importada da Austrália e dos Estados Unidos. As primeiras profissionais tiveram formação autodidata e trabalharam a partir de referências existentes, adaptando-as à cultura brasileira. O trabalho conquistou um público cada vez maior e os resultados das sessões tornaram-se objeto de desejo entre mães e gestantes.

A fotógrafa Fernanda Giarato é especialista no estilo. Ela ressalta que o fotógrafo de Newborn deve ser muito sensível e não pode ter pressa durante a realização das fotos, uma vez que as sessões podem demorar até três horas.


Foto: Fernanda Giarato

 

“É preciso ser muito paciente e possuir uma delicadeza ímpar durante um ensaio com bebês que acabaram de chegar ao mundo.”

Giarato ressalta o papel da internet no crescimento da modalidade, creditando à difusão possibilitada pelas redes sociais, a demanda contínua pelo trabalho. “O estilo veio para ficar, não é modinha. Tem potencial para continuar crescendo e tende a tornar-se cada vez mais minimalista, sem muitos adereços e com foco no bebê.”

Foto: Fernanda Giarato

 

Os cuidados durante a sessão passam pela escolha do equipamento e pelos seus ajustes, o que inclui eliminar o barulho dos cliques para não acordar ou assustar os bebês no momento de fotos mais próximas.

Para quem quer começar nesse segmento, Fernanda adianta:

“Deve-se estudar muito para entrar nessa área. É necessário saber tudo o que o bebê precisa, assim como tratar a mãe adequadamente durante o ensaio e, ao mesmo tempo, dominar as técnicas de fotografia”.

Para ver o portfolio de Fernanda, acesse: @fernandagiarato ou http://fernandagiarato.com.br/.