Bebidas hidratantes e repositoras de energia no verão

Água de coco será uma das tendências em bebidas de hidratação neste verão

 

Consumidores devem optar cada vez mais pela ingestão deque hidratem, contenham eletrólitos e sejam de baixo teor calórico

Uma pesquisa da Takasago – uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 26 países, incluindo o Brasil – fez um levantamento com consumidores brasileiros e descobriu que as pessoas buscam bebidas hidratantes e nutricionais para consumir durante o verão, no intuito de hidratar, repor calorias e manter a energia. Ao todo, 67% dos entrevistados buscam bebidas que reponham seus eletrólitos e que refresquem. Destes, 59% buscam bebidas prontas para auxiliar na hidratação.

Além do bom funcionamento do organismo, a hidratação reflete também na aparência e na textura da pele, sem contar na performance de atividades físicas. Por isso é tão importante cuidar da saúde e manter o corpo hidratado o dia todo.

As 5 principais bebidas de hidratação apontadas pela Takasago são:

  • Água – Ingestão diária e ao longo do dia para não sobrecarregar o organismo. Repõe sais minerais sem impactar na dieta calórica;
  • Isotônicos – É rico em sais minerais e carboidratos, ótimo para consumo em casos de desidratação ou durante a prática de atividade física;
  • Água de coco – Rica em potássio, sódio, cálcio, fósforo e magnésio, hidrata e é considerada um isotônico natural, com poucas calorias;
  • Sucos de frutas – Contém vitaminas e minerais em abundância e o ideal é que seja de frutas com grande quantidade de água (melancia, melão, pera e laranja);
  • Chás – As opções calmantes são melhores para a hidratação (capim-cidreira, erva-doce e camomila) e chás diuréticos,

Existe uma variedade de ingredientes para ajudar a hidratação, que vão desde frutas até ervas e especiarias. Na visão dos brasileiros, de acordo com a pesquisa, os cinco sabores mais associados com hidratação são menta, frutas cítricas, gengibre, melancia e água de coco.

Além disso, um recente levantamento da empresa com homens e mulheres, de 18 a 55 anos, sobre as motivações para escolha de produtos em geral, mostrou os seguintes aspectos prioritários na hora de se escolher por bebidas de hidratação:

1ª) “Tem um gosto bom?” (é, consistentemente, a primeira preocupação);

2ª) “Isso é bom para mim?” (a procura por versões saudáveis aumenta todo ano);

3ª) “É compatível com meu estilo de vida?” (cresce a vertente de pessoas em busca de produtos que se encaixem em momentos de suas vidas e valores pessoais);

4ª) “O que isso faz por mim?” (benefícios que vão além dos saudáveis tradicionais: o consumidor quer alimentos que fazem mais por ele e tenham funções específicas).

“O grande desafio da indústria é a forma de criar produtos sob a perspectiva do consumidor e como usar essas informações na criação de aromas que vão agradar esses consumidores. É aqui que a Takasago pode ajudar, traduzindo as expectativas e motivações em conceitos de produtos para diversas categorias”, explica Rafaela Bedone, Head Marketing e Consumer Insights da Takasago.

Segundo a especialista, existem 4 principais oportunidades para explorar em bebidas de hidratação:

  • Sabores de frutas preferidos dos consumidores que tragam o sabor real da fruta, com ingredientes naturais na formulação. Destacam-se: citrus, berries, frutas tropicais, melancia, lichia, melão e kiwi.
  • Combinações de sabores com ervas e especiarias: os consumidores estão interessados em experimentar sabores de ervas, chá e especiarias, como hortelã, gengibre, babosa, manjericão, pepino ou capim-limão em bebidas de hidratação.
  • Uso de ingredientes doces naturais: o consumidor tem se interessado em sabores associados a ingredientes doces, como mel ou maple .
  • Combinações de sabores com flores: consumidores também querem gostos diferentes, como florais (por exemplo, hibisco e camomila).

Sobre a Takasago

Fundada no Japão há 100 anos, a Takasago é uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 26 países. Destaca-se pela criação de soluções de aromas e fragrâncias exclusivas e customizadas, com emprego de alta tecnologia e patentes próprias. Em 2001, ganhou o Prêmio Nobel de Química. No Brasil, a empresa atua há 45 anos e está instalada em Vinhedo/SP em uma área de 43 mil metros quadrados, uma planta completa com laboratórios, centros de avaliação e criação, produção e todo o suporte comercial necessário para atender ao mercado nacional e da América do Sul.

Informações: Tiago Freitas | tiago.freitas@wgocomunicacao.com.br | (19) 9-9306.2923