EaD: quais habilidades podem ser desenvolvidas durante o curso?

A sala de aula sempre fez parte do processo de aprendizagem, mas com o acesso à internet e a falta de tempo no dia a dia, o ensino a distância tem possibilitado que as pessoas estudem dentro de casa. A modalidade EaD tem crescido no país, sendo uma opção econômica, muitos estudantes estão conseguindo ter acesso a uma educação superior através desse modelo.

Apesar do aluno ter flexibilidade de horário ao escolher esse formato de curso, o ensino a distância exige responsabilidade e compromisso. É importante ter foco e dedicação para conseguir concluir as etapas e obrigações propostas pela instituição de ensino.

Além do conhecimento, o estudante dessa modalidade pode desenvolver características e qualidades tanto para a vida pessoal quanto profissional. Consultamos a diretora da faculdade FAEL (Faculdade Educacional Da Lapa), em São José dos Campos, Janet Navarro, e listamos abaixo algumas habilidades que podem ser desenvolvidas durante o curso de ensino a distância.

Disciplina
O aluno é responsável por definir um horário para se dedicar aos estudos e compreender o conteúdo. Nesse caso, a disciplina é fundamental para realizar as atividades durante o curso. “Estabelecer metas e seguir um cronograma auxilia o estudante a manter o foco em concluir as atividades. O aluno dessa modalidade aprende a administrar o que precisa ser feito”, afirma Janet Navarro.

Familiaridade com plataformas digitais
Como todas as atividades são desenvolvidas em um ambiente virtual, o aluno aprende como utilizar ferramentas tecnológicas para acessar videoaulas, bibliotecas virtuais, programas de computador para realizar os trabalhos e atividades­­. Além do aprendizado durante as aulas, o estudante EaD ganha confiança ao explorar uma série de recursos digitais.

Organização
Seja no ambiente aonde o aluno irá estudar em casa ou como ele irá definir a rotina de estudos, a organização é fundamental para não se perder nos trabalhos e tarefas que precisam ser entregues. “O estudante precisa conciliar as demandas do curso com a vida pessoal. Conseguir manter uma agenda organizada facilita no desempenho e contribui para bons resultados”, ressalta.­­­­

Autoconhecimento
Para se concentrar durante as aulas no ensino a distância o estudante precisa se preparar, definir o horário de estudo, organizar um espaço dentro de casa para desempenhar as atividades. “Durante esse processo, o aluno aprende muito sobre si mesmo, descobrindo quais são os conteúdos que ele se identifica, suas dificuldades e como encontrar soluções para superá-las”, pontua Navarro.

Proatividade
Para ter um bom desempenho durante um curso de ensino a distância, o próprio aluno precisa ter interesse e buscar conteúdos complementares, além do que ele já aprende nas videoaulas e plataformas online. Isso estimula o estudante a ter iniciativa de pesquisar e desenvolver a sua autonomia, contribuindo também para quando ele precisar desempenhar atividades no mercado de trabalho.