Primeiro Coworking dedicado à Gastronomia na RMVale

Chegou em São José dos Campos o primeiro coworking de gastronomia do Vale do Paraíba. O ambiente abriga uma padaria artesanal, café, restaurante, boutique de pescados, mercearia, e uma cozinha show com cursos de culinária. É o Espaço Gourmet Chef Thais Okamoto que está instalado no Jardim das Indústrias.

O novo conceito que foi idealizado pela joseense Thais Okamoto que dá o nome ao local, nasceu a partir da evolução dos negócios da chef empresária. Há 11 anos era inaugurado ali o Empório Peixes & Cia, o qual se consolidou ao longo dos anos como um dos mais completos comércios de pescados in natura da região. Mas, a sede de inovação da chef fez com que se agregassem no local novas frentes de negócios, e a loja que já era mais do que uma simples peixaria pedia uma nova identidade: o ponto foi reformado e recebeu uma charmosa decoração para abrigar todos os segmentos integrados no mesmo espaço. E assim, a mudança de nome foi natural. Agora, com a nova identidade a chef fica à vontade para explorar todas as vertentes da gastronomia.

“Como qualquer empresa que cresce, temos que evoluir. Com o conceito agora mais amplo e coerente, faço jus a tudo o que já fazia”, comentou a chef Thais Okamoto.

A visão empreendedora de Thais Okamoto sempre a fez trabalhar em parceria com outros chefs. E porque não transformar este apoio em um negócio bom para todos os envolvidos, daí surgiu a ideia do coworking.

Para o novo modelo de negócio Thais Okamoto não precisou de altos investimentos, boa parte dos equipamentos e utensílios ela já tinha. Os investimentos foram em pintura, alguns novos móveis e equipamentos totalizando R$ 10 mil.

Por outro lado, este novo conceito de negócios veio ajudar também quem sempre desejou ter o próprio negócio, mas não tinha a estrutura adequada. As chefs Dani Amorim e Silvana Carvalho viram no coworking gastronômico a oportunidade de empreender. Com a média de gastos de R$ 4 mil mensais elas iniciaram as atividades.

“O compartilhamento é uma tendência de negócios e pode ser aplicado também para a gastronomia. Montar uma cozinha devidamente equipada não é uma tarefa fácil e agora, tenho um caminho mais fácil para empreender”, comentou a chef Silvana Carvalho.

Dani Amorim é especialista em pães e doces artesanais e abriu a padaria Efatá Sabor Caseiro. A produção dela é diária de terça a sexta-feira. A padaria oferece brioches, pães de fermentação lenta, sovado, pão de queijo, roscas doces, carolinas, bolos confeitados, etc.

“ Com pequenas adaptações encontrei o lugar com a estrutura perfeita para iniciar a produção da minha padaria e ao mesmo tempo é um local que consome o meu produto, além de abrir novos mercados para a comercialização externa”, complementou a chef Dani Amorim.

A chef Silvana Carvalho proprietária da Kombucheria Artesanal Di Casa em parceria com a chef Thais Okamoto se uniram para a abertura do Café Jardim, com a novidade de drinks e sucos feitos com a kombucha, bebida saudável, fermentada e gaseificada naturalmente, além de contar com um menu saudável, com lanches feitos com pães de levain, uma de suas especialidades.

Além disso, o espaço oferece o Programa Cozinhar, uma escola de culinária que oferece uma ampla variedade de cursos avulsos da cozinha internacional e nacional, cozinha saudável e fitness, bolos e pães, pescados entre outros.

O Empório dos Peixes & Cia que já existe há 11 anos continua oferecendo pescados produtos boutiques, ainda mais exclusivos como: lagosta, bacalhau, camarão, polvo, vongoli, carne de siri, pescada amarela.  Oferece pratos congelados, entre eles, moqueca, casquinha de siri, caldeiradas, bobó de camarão, peixes. A parte de mercearia oferece utensílios domésticos, dólmãs, paelleras, azeites e temperos.

O outro negócio em operação no espaço é o Restaurante Sabores das Águas, que funciona no sistema à la carte, aos sábados, das 12h às 16h e durante a semana, mediante reserva antecipada. O restaurante também oferece outros dois serviços: atende encomendas e o Personal Chef, onde a chef vai até a casa do cliente e prepara qualquer opção do cardápio.

Espaço Gourmet Chef Thais Okamoto também tem o lado de engajamento social: é a sede do projeto Sopa Amiga idealizado pela empresária. O coworking é a central de recebimento de doações para a preparação quinzenal de 100 marmitas. Conta com mais de 70 voluntários que se dividem entre a produção e distribuição para moradores de rua. O local também serve para a promoção de ações, como bingo beneficente com o objetivo de ajudar instituições como Centro Terapêutico Vida Nova (bairro do Serrote) e Boas Novas (Jardim Majestic).

“ A visão empresarial tem que ser voltada para o negócio para que o empreendimento cresça e para que empresariado possa cada vez mais gerar empregos e, o método de compartilhamento faz com que surjam novos empresários para que essa roda da economia gire. E todo empreendimento também pode ter foco social, e estas são as filosofias do Espaço Gourmet”, finalizou Thais Okamoto.